Uma boa organização financeira tem impacto significativo na tomada de decisões de uma empresa. Pensando nisso, listamos algumas das principais dificuldades que acontecem no dia-a-dia dos empresários, com dicas contábeis que ajudarão você a otimizar sua gestão financeira.
Dica 1) Planejamento orçamentário
Toda empresa deve ter um planejamento financeiro, ou como também chamamos, planejamento orçamentário com objetivos claros, projeções e estratégias definidas, caso contrário, o controle sobre as despesas será ineficiente e logo em breve, isso poderá impactar negativamente na #gestão de sua empresa.
Cada empresa tem necessidades diferentes e na gestão empresarial não existe uma regra padrão que se aplique a todas organizações.
A nossa dica contábil é planejar as receitas, custos, despesas e investimentos que sua empresa estima para os próximos meses, trimestres ou anos à frente.
Dica 2) Conta pessoal e conta corporativa separadas
Uma falha comum entre proprietários de PMEs é achar que por serem donos do próprio negócio, eles podem misturar sua conta pessoal com a conta da empresa.
Utilizar dinheiro da conta da empresa para gastos pessoais ou usar o cartão de crédito pessoal para compras corporativas, normalmente causam confusão nos procedimentos contábeis.
Nossa dica contábil é manter as contas sempre separadas. Quando o empresário precisar, pode solicitar um adiantamento de retirada, se isso for possível. Da mesma forma, se a empresa precisar de injeção de capital para despesas regulares ou compra de equipamentos, o empresário pode emprestar o dinheiro para a empresa. Essas ações devem ser registradas na rotina contábil da empresa, de forma clara e com os devidos comprovantes operacionais.
Dica 3) Fluxo de caixa
A melhor maneira de manter suas despesas sob controle é acompanhar as entradas e saídas de dinheiro através do fluxo de caixa. Isso permite que você tenha uma visão ampla da situação financeira do seu negócio, além de facilitar a mensuração dos ganhos e gestão da movimentação financeira da empresa.
A nossa dica contábil é não deixar para amanhã o registro de receitas e despesas de hoje.
Dica 4) Capital de giro
Capital de giro é o montante que sua empresa deve ter em reserva para dar continuidade às suas operações. Toda empresa precisa ter um capital de giro para que seu negócio possa fluir com tranquilidade, mas hoje em dia não basta ter um dinheiro extra disponível em caixa. É preciso saber administrá-lo, entendendo que o capital de giro existe para honrar com os compromissos imediatos, manter a empresa saudável e garantir uma boa imagem do negócio perante o mercado, seus clientes e seus fornecedores.
A nossa dica contábil para administrar melhor seu capital de giro:
- Mantenha o controle da inadimplência;
- Renegocia dívidas da empresa a longo prazo;
- Reduza custos e despesas.
Dica 5) Colocar pequenas despesas em primeiro plano
Muitos gestores fazem questão de focar nos grandes gastos com o abastecimento de mercadorias, aluguel, impostos e salários, mas acabam deixando de lado as despesas pequenas e rotineiras, como água, luz, material de escritório, internet, produtos de limpeza e manutenção de equipamentos.
A nossa dica contábil para que seu negócio dê certo, é ter pleno controle sobre todos os gastos, inclusive os mínimos. Não deixar de registrar e antecipar nenhum tipo de despesa, por menor que seja. E sempre, claro, procurar reduzi-las!
DICA 6) Software de gestão
Tentar manter as finanças da sua empresa em ordem sem as ferramentas adequadas pode ser uma tarefa bem complicada. Softwares de contabilidade são ferramentas que ajudam você a economizar tempo e otimizar processos.
Através destes softwares, você economiza tempo na emissão de relatórios, acompanha as contas a pagar e receber, agiliza a emissão das notas fiscais, verifica se a empresa está tendo lucro, identifica quais produtos têm melhor saída, controlar estoques, acompanhar o saldo do caixa e assim por diante. Existem dezenas de softwares no mercado. Nossa dica é pesquisar, identificar e testar os softwares mais promissores para sua empresa. Investir tempo e dinheiro na gestão é a melhor forma de ver seu negócio crescer.
Se você já utiliza algum software para gerenciar sua empresa, compartilhe conosco e deixe sua dica.
E se você gostou das nossas dicas, continua lendo outras dicas na etapa 2 deste artigo clicando aqui.